Passar dias seguidos nos parques aquáticos e temáticos de Olímpia requer muita energia e disposição, não é mesmo? Por isso, se você quiser dar uma pausa, vale a pena tirar um dia para levar a família para passear por alguns locais e espaços especiais que a cidade que tem.
Caminhar pela Avenida Benatti, ao lado do Parque Thermas dos Laranjais, é uma boa pedida. A via, que faz uma homenagem à família do idealizador do parque, foi construída com toda a infraestrutura necessária para a prática de esportes com pista de caminhada, ciclofaixa, paisagismo e iluminação, em cerca de 5 km de extensão. É a principal avenida do “Vale do Turismo”, região dos parques e resorts, onde também estão sendo implantados o Outlet e o futuro Parque Ecológico, além de outros empreendimentos.
É nessa avenida também que está localizada a Praça da Grécia, com o Monumento da Deusa Nikki, projeto do artista plástico Romildo Cardozo. Olímpia é cidade coirmã da Olympia Antiga da Grécia e, em homenagem à irmanação, a praça foi construída, com a intenção de valorizar a importância dos laços entre as nações. A estátua retrata a deusa grega conhecida como Deusa Vitória, cuja obra original se encontra no Museu Arqueológico de Olympia e sua imagem é cunhada, desde 2004, nas medalhas das Olimpíadas. Além da estátua, que possui 8 metros de altura, o espaço conta com uma Pira Olímpica, jardim de oliveiras e quatro pedestais menores que representam as estações do ano e contém símbolos de 12 deuses do Olimpo.
No coração de Olímpia, encontra-se a Avenida Aurora Forti Neves. A via, que é o principal corredor turístico da cidade, teve o trecho próximo aos parques reurbanizado com estrutura mais adequada para passeios e prática de atividades físicas. O local também recebeu o letreiro “Eu Amo Olímpia” para visitação e fotos. No entorno da Avenida, concentra-se grande parte dos meios de alimentação do município.
Próximo dali, fica também o Bosque Urbano, um espaço arborizado, ao lado do Clube de Campo, para lazer, recreação e prática de atividades físicas, com equipamentos de academia ao livre, playground, pista de ciclismo e de cooper, com bancos e muita sombra para descanso.
Um pouco distante da Avenida principal, mas ainda no centro, a cidade conta com a Praça da Fonte Luminosa, que foi revitalizada para resgatar o show de luzes da cidade. Com novo paisagismo, playground, e iluminação, o local é bastante frequentado pelas famílias.
No centro da cidade, temos as duas principais Igrejas, que vistas do alto, ficam exatamente de frente uma para outra. Carinhosamente chamada de “igrejinha”, a Matriz de Nossa Senhora Aparecida é a segunda maior paróquia de Olímpia. Em 2021, a igreja foi elevada à Santuário Diocesano, fortalecendo a comunidade como rota peregrina. A beleza do templo se caracteriza pelas pinturas internas na parede feitas em tinta a óleo e seu formato em cruz, visto de cima. Uma curiosidade sobre o local é que a praça, onde hoje está construída a igreja, era o antigo cemitério, na época da fundação do povoado, sendo considerado terreno santo.
A outra é a Igreja Matriz de São João Batista, que teve seu primeiro prédio construído no início do século XX e foi demolido para dar lugar ao templo atual, há mais de 40 anos. Trata-se de uma igreja com arquitetura moderna e com um dos maiores vãos livres do país. A igreja leva o nome do padroeiro de Olímpia, sendo considerada uma das mais belas do Estado de São Paulo. Outros destaques do local são as obras de arte de santos em madeira e as pinturas murais em estilo moderno.
Agregada à Praça da Matriz, encontra-se a Praça Rui Barbosa, onde foi instalado um Coreto, cujo projeto foi assinado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake (1938 – 2021), considerado um dos mais importantes arquitetos brasileiros, com mais de 300 obras reconhecidas e espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A obra foi uma contribuição do arquiteto à valorização urbanística da Estância Turística de Olímpia, modernizando a Praça Central. O local recebe diversas apresentações culturais e artísticas abertas ao público.
Dicas e opções de passeios em espaços públicos gratuitos para conhecer a cidade, repor as energias e aproveitar ainda mais as diversas atrações do paraíso das águas quentes.
Por Priscila Minani para www.resortsdeolimpia.com.br
Fotos: Prefeitura de Olímpia